Metro e STCP vão reforçar a oferta na semana da Queima das Fitas, no Porto. A CP anunciou um bilhete especial e mais lugares nos comboios.
Corpo do artigo
Na madrugada deste sábado para domingo, noite da Serenata Monumental, o metro vai funcionar sem interrupções nas linhas Azul (A) e Amarela (D). Na manhã de domingo, para a Missa da Bênção das Pastas, a ter lugar na Avenida dos Aliados, haverá reforço da capacidade em toda a rede. Para a tarde de terça-feira, dia 6, data do Cortejo Académico, haverá, igualmente, um acréscimo da oferta em todas as linhas. O serviço funcionará de forma ininterrupta entre os dias 6 e 7, nas linhas Azul e Amarela. Nos restantes dias é garantido o reforço nestas duas linhas após as 20 horas, bem como a antecipação do início do serviço para as 4 horas (no caso da Linha A, apenas entre o Senhor de Matosinhos e a Trindade). A essa hora, a Linha Amarela funcionará em toda a sua extensão, do Hospital de S. João, no Porto, até Santo Ovídio, em Gaia.
A STCP terá vaivéns gratuitos, a fazer a ligação, de autocarro, a partir da Trindade e do Hospital de S. João até ao Queimódromo. Estes vaivéns funcionarão todos os dias, das 22 horas às 3 horas da madrugada. As viagens de regresso do Queimódromo, no vaivém, acontecerão entre as 2 horas e as 7 horas, nos dias úteis, e das 3 horas às 7 horas, nos fins de semana.
Além desta operação, duas linhas serão reforçadas: 200 (Bolhão-Castelo do Queijo) e 205 (Campanhã-Castelo do Queijo). Na linha 200, para as madrugadas, entre os dias 4 e 11, da 1 hora às 7 horas, haverá autocarro entre os Aliados e a Rotunda da Anémona, em Matosinhos, articulado com a linha 1M, com uma frequência de 20 minutos. Na linha 205, está previsto o reforço, das 21 horas às 2 horas, entre o Hospital de S. João e a Anémona. Entre as 2 horas e as 8 horas, o percurso entre a Anémona e a Areosa terá acréscimo de transporte. Tirando os vaivéns, que são gratuitos, quem utilizar a STCP pode servir-se das viagens ocasionais do Andante ou do respetivo passe, assim como comprar bilhetes a bordo, que custam 2,5 euros, e podem ser pagos em dinheiro ou através de MB Way.
Descontos na CP
Para este sábado, domingo e terça-feira, a CP anuncia que "conta com mais lugares disponíveis nos comboios urbanos do Porto, a par de descontos". Para os comboios urbanos, a empresa criou um bilhete especial, de ida e volta, e que custa três euros, "com origem em qualquer estação e destino ao Porto". É "válido de 3 a 10 de maio, mediante a apresentação do ingresso para os concertos das noites da Queima, no dia nele indicado e até às 12 horas do dia seguinte no ato da compra". Em relação ao Intercidades, Regional e InterRegional, o "desconto é de 30% em viagens de ida e volta com destino ao Porto". Esta modalidade é "válida de 2 a 11 de maio, mediante a apresentação do ingresso para os concertos da Queima das Fitas". Os títulos com desconto estão "disponíveis nas bilheteiras da CP ou a bordo do comboio quando se embarque em estações sem bilheteira".