Início da operação no Porto previsto para entre junho e julho com recurso a autocarros tradicionais. Validação de títulos no próprio cais permitirá paragens de 20 segundos.
Corpo do artigo
Começará no verão o serviço de metrobus no Porto, com ligação entre a Avenida da Boavista e a Praça do Império. A primeira fase da obra - que depois segue até à Rotunda da Anémona, em Matosinhos - deverá ficar concluída entre junho e julho, mas os veículos próprios para circular naquele canal só chegarão no final do ano. O recurso serão os autocarros tradicionais.
À semelhança das composições de metro, os dez autocarros articulados e movidos a hidrogénio encomendados para assegurar a operação dispõem de três portas dos dois lados. Com as paragens do metrobus instaladas ao centro de ambas as artérias, levanta-se a dúvida de como será garantida a largada de passageiros pela esquerda, já que os autocarros tradicionais dispõem de entradas e saídas apenas à direita. Diz o presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Tiago Braga: "Vamos arranjar uma alternativa para operar o canal". A solução passará pela mudança de via dos veículos, dentro do próprio canal, antes e depois das estações. O tempo de paragem será de 20 segundos, já que a validação será feita no cais, permitindo a abertura de todas as portas em simultâneo.