Estão concluídos os testes em fábrica do primeiro veículo de metrobus que vai ser entregue à Metro para ser usado no canal entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, no Porto. Os veículos têm 18 metros e portas de ambos os lados.
Corpo do artigo
Na estrada, os testes só deverão começar dentro de dois meses. Só após esses ensaios, que também serão essenciais para a homologação dos veículos, será possível avançar com a operação efetiva do metrobus. Sendo um meio de transporte novo, que implica novos procedimentos, não é possível adiantar uma data ao certo para que a operação comece, mas é expectável que durante o verão esteja no terreno.
"Este novo autocarro articulado elétrico movido a hidrogénio está equipado com a mais recente geração da tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio da Toyota, que a CaetanoBus testou recentemente e com grande sucesso, nos Jogos Olímpicos de Paris no verão de 2024. Esta nova tecnologia, permite uma autonomia de até 480 km para autocarros desta dimensão com um único carregamento", explica a CaetanoBus, num comunicado em qe anuncia a conclusão dos testes e apresenta imagens do veículo.
"O modelo metrobus caracteriza-se por ter portas de acesso à zona de passageiros em ambos os lados da carroçaria, o que confere flexibilidade à operação e facilita a acessibilidade dos até 135 passageiros que pode transportar, dependendo das características da operação e da legislação do país em circulação. Estes autocarros têm ainda sistemas de segurança e tecnologia de auxílio à condução, bem como um sistema de controlo de semaforização, garantindo a fluidez do trânsito sem comprometer a mobilidade na cidade", especifica a empresa.
O nome oficial do veículo é CAETANO H2.CityGold 18. O primeiro acabou de concluir os testes tecnológicos, faltando "a decoração exterior e interior alinhada com a identidade da Metro do Porto". A CaetanoBus congratula-se com os resultados dos testes em fábrica e avança que os testes em estrada deverão iniciar-se dentro de dois meses, ou seja, só no final de abril. Só depois desses ensaios, e da homologação das viaturas, será possível iniciar a operação efetiva do serviço.
Os novos veículos já cativaram outros países. A Caetano Bus assinala que, "após as entregas à Metro do Porto, tem já encomendas do mercado alemão para entregas no final de 2025 e em 2026".