No dia 28 de setembro, 1500 bombeiros vão subir o Monte do Bom Jesus a correr. A sexta edição da prova Escadórios da Humanidade conta com um número recorde de participantes, que integram 260 corporações, de dez países.
Corpo do artigo
Na apresentação da prova, que decorreu esta segunda-feira de manhã, no Bom Jesus, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou a importância da iniciativa, que já faz parte do cartaz anual de eventos da cidade.
Os bombeiros inscritos devem subir sempre a correr e no menor tempo os 566 degraus, num total de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros, os Escadórios do Bom Jesus, com todo o equipamento de proteção civil: fato completo e botas, no total de mais de 30 quilos, incluindo ainda o Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto.
A organização é da Associação Família de Elite e da ADN – Eventos Desportivos, com o apoio da Câmara Municipal de Braga e das empresas municipais AGERE e Transportes Urbanos de Braga (TUB), bem como da Confraria do Bom Jesus do Monte.
Foi destacada ainda a importância de a prova decorrer no Bom Jesus, que a UNESCO declarou como Património da Humanidade.
O padre Ricardo Fonseca, comandante dos Bombeiros Voluntários de Pinhel, fará a já tradicional bênção dos capacetes para os operacionais, entre outras iniciativas que decorrerão paralelamente à prova.