A paróquia de S. Pedro da Cova, em Gondomar, está a organizar uma campanha que visa a reabilitação do telhado da igreja. Desde que o JN noticiou a iniciativa, nesta segunda-feira, houve uma "corrida" para comprar e "apadrinhar" uma telha.
Corpo do artigo
O desafio, lançado pelo padre Tiago Dias, 27 anos, é simples: quem quiser ajudar a igreja a ter um telhado novo (parte dele ruiu em novembro do ano passado) só precisa de se dirigir à secretaria paroquial e adquirir quantas telhas quiser. Casa uma custa cinco euros.
Esta semana, já depois da notícia do JN ter sido publicada, o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, acompanhado pela presidente de Junta de S. Pedro da Cova, Sofia Martins, foi um dos que se deslocaram à igreja, pronto para também participar na iniciativa.
Na foto em que mostra a telha que assinou, o autarca surge ainda na companhia do padre Tiago Dias, que contou que se inspirou numa iniciatva semelhante que aconteceu na igreja de S. Cristóvão, em Lisboa.
Ao JN, o presidente da Câmara de Gondomar elogiou a campanha e confidenciou que comprou dez telhas.
Se na altura da reportagem do JN, Tiago Dias havia dito que ainda só "tinham sido apadrinhadas 900, quando serão precisas nove mil", esta quinta-feira "já tinham passado as duas mil", registou Marco Martins, apelando, ainda assim, que "é preciso a ajuda de todos".
A expectativa do padre é que o novo telhado fique pronto até ao final do ano.
Esta semana, o vice-presidente da Câmara de Gondomar, Luís Filipe Araújo, também quis dar o exemplo e apadrinhou uma telha, apelando na rede social Facebook que "é importante a ajuda de todos".