Milhares de pessoas juntaram-se naquela que é considerada a noite mais longa do ano, em Gondomar. Matias Damásio, Vítor Kley e Dillaz foram cabeças de cartaz da famosa Noite Branca. A iniciativa, que já conta com várias edições, reuniu miúdos e graúdos.
Corpo do artigo
A festa começou às seis da tarde de sábado e estendeu-se até à madrugada deste domingo. A regra era simples: vestir branco, ouvir música e conviver.
"Acho que é uma festa incrível, é sempre bom vir aqui. Venho todos os anos e nunca me arrependo", afirma Inês Nunes, de 15 anos. Acompanhada pelos pais, Susana e Samuel Nunes, a jovem de Gondomar ansiava pelo ínicio dos concertos. “Quero ver todos”, garante entusiasmada.
Além do Palco D’Ouro, onde atuaram Matias Damásio, Vítor Kley e Dillaz, a festa tinha mais seis palcos: Anos 80, Eletrónico, Urbano, Tradições, Performances e Funk.
"É uma ótima iniciativa, traz a malta de Gondomar e também pessoal de fora. É sempre bom para divulgar todas as associações que temos cá", ressalva Ari Paiva, também residente de Gondomar. Acompanhado pela família e amigos afirma que o mais importante da festa é o convívio.
Caldo Verde e Bolas de Berlim
Ao início da noite, já se encontravam centenas de pessoas no recinto. Enquanto ouviam música, aproveitavam para comer e beber nas diferentes barraquinhas espalhadas pela festa. No total, 114 associações estavam representadas no evento.
"Esta iniciativa é boa porque congrega as diferentes associações e permite a união das pessoas nas suas diferentes coletividades e diferentes fins", afirma Tiago Coelho, um dos representantes da barraquinha da Paróquia de Valbom. "O nosso objetivo é angariar fundos para as obras da nossa igreja", acrescenta.
Se na barraquinha de Tiago, o cheiro das sandes de pernil e do caldo verde chamavam a atenção de quem estava à volta, na de Telma Pinho, da Associação de Pais de Chães, Covelo, as bolas de berlim e os bolos atraíam os olhares dos mais gulosos.
"Temos uma mãe que é especialista em bolas de berlim e outras que fazem bolos", explica Telma Pinho. Entre pais, mães e amigos o objetivo era comum: "queremos angariar o máximo de dinheiro para fazer obras e melhorias nas escolas e poder proporcionar passeios para os nossos meninos", sublinha.
Depois dos concertos, a festa continou pela madrugada deste domingo, com djs nos diversos palcos do evento.