Milhares enchem Exponor nos 25 anos da maior feira de beleza da Península Ibérica
Era um regresso há muito ansiado após dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19. A Expocosmética voltou, neste fim de semana, a encher os pavilhões da Exponor, em Matosinhos, com 160 expositores para dar a conhecer as tendências da cosmética, estética, unhas, maquilhagem e cabelo, bem como celebrar as bodas de prata da maior feira de beleza da Península Ibérica. Até esta segunda-feira, dia de encerramento, são esperados cerca de 30 mil visitantes.
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Quem percorre o recinto da Exponor encontra um pouco de tudo. Há stands sobre depilação definitiva, demonstrações de maquilhagem e workshops sobre cabelos. Há inclusive uma competição de estilismo de unhas, venda de cosméticos e uma área dedicada aos cuidados masculinos. É um mundo da beleza que, neste ano, abre ainda a porta a um leque de marcas de origem portuguesa com foco na sustentabilidade. É o caso da Mind the Trash, sediada em Lisboa. Na banca, há champô e amaciadores sólidos para cabelo, esfoliantes feitos a partir de borras de café recolhidos em cafés por uma empresa dinamarquesa, cremes corporais e protetores solares minerais.
"A ideia é evitar [as embalagens] descartáveis, mas também ter produtos com ingredientes naturais que sejam bons para a nossa pele e para o ambiente", contou Catarina Mateus, designer de produto e gráfico da empresa, que marca presença pela primeira vez na feira.
Para Catarina Mateus, não restam dúvidas de que as feiras são uma mais-valia para o negócio. "Como somos uma loja online, gostamos de dar a oportunidade às pessoas para cheirar os champôs e experimentar alguns cremes", contou ao JN.
De acordo com Amélia Estevão, diretora de marketing da Exponor, o espaço dedicado às empresas sustentáveis "vai ao encontro das preocupações do consumidor". "Cada vez mais sentimos que as pessoas fazem compras mais informadas e são mais exigentes na sua compra. Daí a necessidade de criarmos um espaço que materializasse esta preocuparão", contou ao JN.
Na Expocosmética, a esmagadora maioria dos expositores são portugueses. O mesmo acontece com os visitantes. No sábado, o primeiro dia do evento, foram vendidos quase oito mil bilhetes. Nesta segunda-feira, o último da maior feira de beleza da Península Ibérica, o dia será dedicado exclusivamente a profissionais.
""É um regresso que todos nós ansiávamos há bastante tempo. É uma felicidade enorme podermos regressar. Os expositores estão muito satisfeitos. As pessoas também estavam com vontade de regressar e estar com os seus clientes e fornecedores"", referiu Amélia Estevão.
Rita Bartolomeu que o diga. É formadora e estilista de unhas no Seixal. Está no ramo há mais de uma década. Além da interação com os clientes, a Expocosmética permite-lhe encontrar "melhores preços", "ver as novidades" e trocar experiências com colegas de profissão.
"Ter as marcas todas num sítio só também é bom para compararmos preços e conhecermos as novidades", revelou Rita Bartolomeu, enquanto aguardava numa fila para rodar uma roleta que lhe poderia dar vales de descontos para gastar em produtos na feira.
Márcia Costa também quis "ver as novidades". É profissional do setor, mas da área de estética. Vive em Viana do Castelo e marcou presença na feira com a filha, Inês. A mãe gosta da profissão que abraça há 25 anos, a filha não vai seguir-lhe as pisadas no mundo da estética e da beleza. A maior feira de beleza da Península Ibérica termina esta segunda-feira.