Militar de 23 anos morre durante curso de Operações Especiais no rio Balsemão

GNR no zona do acidente
Foto: Direitos Reservados
Um militar de 23 anos morreu, na segunda-feira, durante o curso de Operações Especiais, num "incidente" no rio Balsemão, em Lamego, informou o Exército Português.
Através de um comunicado, o exército adianta que João Rafael Cardoso, natural de Mafra, encontrava-se desaparecido desde segunda-feira à noite, "na sequência de um incidente" ocorrido durante o curso que se realizava no rio Balsemão, na região de Penude, Lamego.
Ao que apurou o JN, o militar tinha 23 anos e terminou o curso em Ciências Militares, na especialidade de Infantaria, no ano letivo 2024/2025. Segundo um despacho de outubro do ano passado, João Rafael Cardoso integrava os quadros permanentes do Exército Português, na categoria de Oficiais.
Nascido em setembro de 2002, o jovem jogou andebol no Clube Desportivo de Mafra.
Foto: Federação de Andebol de Portugal
O Exército abriu um processo para "apurar todas as circunstâncias do ocorrido", em articulação com as autoridades competentes, tendo a Polícia Judiciária Militar sido informada. Foram ainda ativados os mecanismos de apoio à família do alferes de Infantaria, "incluindo acompanhamento psicológico", lê-se na nota.
O Exército "lamenta profundamente o sucedido e apresenta sentidas condolências à família, amigos e camaradas do militar", indica o comunicado, acrescentando que divulgará mais informação "logo que existam factos novos confirmados".
Foto: Direitos Reservados
Presidente da República manifesta pesar
Numa nota divulgada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou o seu pesar pela morte do militar e realça que "acompanhou, desde o primeiro momento, o incidente, estando em contacto direto com o General Chefe do Estado-Maior do Exército".
O presidente da República "apresenta as mais sentidas condolências aos familiares, amigos e camaradas e expressa a sua profunda solidariedade", lê-se na nota.

