O consórcio Minho In, parceria das Comunidades Intermunicipais (CIM) do Ave, Cávado e Alto Minho, vai participar na Feira Internacional de Turismo (FITUR), de 22 a 26 de janeiro, em Madrid. Na bagagem, segue o guia “Minho Acima de Tudo | Guia de Experiências do Minho”, em português, castelhano, inglês e francês.
Corpo do artigo
O guia, já disponível gratuitamente nos postos de turismo dos 24 municípios que integram o Minho In, dá a conhecer várias aspetos da região, que vão do património cultural e natural à enogastronomia. Em formato digital e físico, convida os visitantes a descobrir tanto os pontos turísticos mais icónicos como os segredos menos conhecidos do território. Além do guia, o consórcio divulgará a marca “Amar o Minho”, de promoção conjunta de um território que engloba 24 municípios.
Durante a feira, o consórcio promoverá atividades como degustações de produtos regionais e encontros com profissionais do setor, sublinhando a autenticidade e diversidade da região minhota.
Segundo Marta Coutada, primeira secretária da CIM do Ave, “a presença na FITUR é um marco na promoção da região enquanto destino turístico de excelência. Este esforço conjunto une os 24 municípios do Minho para apresentar ao mundo um território rico em cultura, tradição e inovação".
O homólogo da CIM do Cávado, Rafael Amorim, acrescenta: “Esta é uma excelente oportunidade para divulgar a região e todo o seu potencial turístico. Queremos continuar a posicionar o turismo como uma alavanca para o desenvolvimento territorial, promovendo o Minho enquanto património cultural e natural de valor único”.
Pretensão legítima que José Paulo Queiroz, primeiro secretário da CIM do Alto Minho, reforça: “A dimensão, importância e proximidade do mercado espanhol justificam plenamente esta participação na FITUR”.

