Na próxima semana vai haver um mini-hospital montado em Gaia, especialmente preparado para receber crianças dos três aos seis anos, para lhes tirar o medo da bata branca. A 23.ª edição do Hospital dos Pequeninos da asssociações de estudantes do ICBAS juntará quase 300 voluntários.
Corpo do artigo
A iniciativa, que decorrerá no GaiaShopping entre segunda e sexta-feira, é da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, mas contará com a participação de alunos de outras faculdades da área da saúde, que vão assumir o papel de médicos e dar consultas simbólicas às crianças, facilitando a sua compreensão dos cuidados hospitalares. "Aliando o imaginário infantil à Medicina e Medicina Veterinária, pretendemos desmistificar o medo da bata branca, algo bastante comum nestas idades", refere a organização.
"O GaiaShopping transformar-se-á num hospital em miniatura, onde as crianças poderão passar por diferentes bancas que recriam cenários hospitalares (e não só!), ajudando-as a superar receios e a aprender mais sobre saúde humana, animal e ambiental", pormenoriza-se, em comunicado.
A participação de todas as crianças interessadas é gratuita, havendo a promessa de "surpresas".