O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, vão estar juntos segunda-feira, como participantes na conferência internacional "Segurança Urbana 5.0 - Os Desafios na Era da Inteligência", que decorre a partir das 9 horas, no átrio dos Paços do Concelho.
Corpo do artigo
A ministra desloca-se ao Porto, depois da Administração Interna, através do secretário de Estado, Telmo Correia, ter assinado o despacho, que foi publicado em "Diário da República", a autorizar a Câmara Municipal a instalar mais 117 câmaras de videovigilância na cidade, a juntar às 79 em funcionamento.
O despacho e a publicação surgiram poucos dias depois de Rui Moreira ter ameaçado deixar cair a segunda fase da videovigilância, queixando-se da demora do processo.
Na segunda-feira, a abertura da conferência é assegurada pela ministra da Administração Interna, estando garantida a presença do autarca portuense.
Entre outros, o painel de especialistas contará com Adélio Neiva da Cruz, secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo (Brasil), e Guilherme Derrite, presidente da Confederação Europeia dos Sindicatos de Polícia. Cabe a Rui Moreira encerrar a sessão, às 16 horas.