Ministra do Ambiente anuncia investimento na prevenção de acidentes no Gerês
Um projeto para incrementar a segurança no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e um centro de investigação com residências científicas e artísticas para promover o conhecimento, são dois dos oito projetos que vão avançar naquele território em 2025, com financiamento do Fundo Ambiental.
Corpo do artigo
No total, as iniciativas somam 3,8 milhões de euros, indicou a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, esta segunda-feira, numa cerimónia de apresentação dos projetos, a desenvolver no âmbito da cogestão do PNPG, na Porta do Meio, em Arcos de Valdevez. A governante anunciou que, neste momento, está em preparação uma resolução do Conselho de Ministros para aprovação do projeto de cogestão do PNPG, para o período 2025/2028, que prevê apoios anuais para iniciativas como restauro de natureza, exploração de baldios e redução de riscos naturais.
Maria da Graça Carvalho destacou o investimento na segurança dos visitantes. “Para já é prevenção e, portanto, para ter ao longo dos caminhos a certeza que as pessoas estão protegidas no sentido de ter proteções físicas, mas sempre integradas no ambiente, nas zonas mais difíceis com precipícios para que se evitem os acidentes que têm existido e têm sido noticiados. E que se tornam situações muito difíceis de lá chegar para acudir às pessoas”, explicou a ministra do Ambiente, descrevendo as ações previstas num "investimento específico na melhoria das condições de segurança”.