Ministra manda recolher 80 viaturas de bombeiros, após acidente em Odemira
Após o despiste que vitimou um bombeiro de Odemira, a ministra da Administração Interna deu ordem a que sejam recolhidas nos quartéis todas as novas viaturas entregues no mesmo lote do carro acidentado. Ao todo, são 80 veículos que ficarão parados até nova ordem, uma vez que a viatura de Odemira já está inutilizada.
Corpo do artigo
A ordem de Margarida Blasco de que as 81 viaturas, cuja aquisição foi financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), devem parar de imediato chegou aos corpos de bombeiros através dos comandos Sub-Regionais de Emergência e Proteção Civil. A comunicação refere que, “por determinação da ministra da Administração Interna, todas as viaturas afetas ao PRR devem recolher aos parques das entidades [corpos de bombeiros] até nova indicação”, não sendo expressa uma justificação para essa recolha. A viatura envolvida no acidente de Odemira já está inutilizada e sobram 80 veículos que, agora, não poderão continuar a circular.
Horas depois, em comunicado, o Ministério da Administração Interna esclareceu que suspendeu, preventivamente, o uso das viaturas e ordenou a abertura de um inquérito urgente por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna, "no sentido de apurar todos os elementos do processo de homologação, certificação, legalização e registo" dos veículos, adquiridos com financiamento do PRR, incluindo a viatura acidentada dos Bombeiros de Odemira.