O candidato da Coligação Juntos por Braga à Câmara Municipal local, João Rodrigues, escolheu o atual ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, para número um da lista que concorre à Assembleia Municipal nas eleições autárquicas de 12 de outubro.
Corpo do artigo
O ministro, que é professor da Universidade do Minho e está radicado na cidade há vários anos, está – de acordo com fonte da Coligação PSD/CDS/PPM - “de alma e coração” com a candidatura de João Rodrigues, que é atualmente vereador do Urbanismo na Câmara.
A sua candidatura está, neste momento, a ser apresentada publicamente no Largo do Paço, junto à Reitoria da UMinho.
Se for eleito, Fernando Alexandre substitui Hortense Lopes dos Santos, atual diretora do agrupamento de escolas Carlos Amarante, que presidiu ao órgão nos últimos três mandatos.
Doutorado em Economia
O currículo de Fernando Alexandre, de 53 anos, indica que é doutorado em Economia pelo Birkbeck College, University of London, e professor associado com agregação na Universidade do Minho.
Foi pró-reitor, diretor da Escola de Economia e Gestão e diretor do departamento de Economia.
Em 2023, coordenou a avaliação económica e financeira do novo aeroporto de Lisboa. Entre 2013 e 2015, foi secretário de Estado no governo.
Também desempenhou funções como vice-presidente do Conselho Económico e Social.
Os seus interesses de investigação incluem a macroeconomia, os mercados financeiros e o desenvolvimento da economia portuguesa.
É autor ou coautor de oito livros, vários capítulos de livros e artigos publicados em revistas como Labour Economics, Small Business Economics, Journal of Technology Transfer, Regional Studies, The World Economy, Open Economies Review, Economics Letters, CESifo Economic Studies ou Higher Education.
Tem atuado como consultor para instituições públicas e privadas, incluindo a Comissão Europeia e o governo português e, em 2022, recebeu o Prémio de Mérito Científico da Universidade do Minho.