A Unidade Residencial de Vilar do Pinheiro, em Vila do Conde, vai ser financiada a 100%. O ministro Miguel Pinto Luz, presente na inauguração esta terça-feira, elogiou o dinamismo da autarquia e a parceria com a Santa Casa da Misericórdia.
Corpo do artigo
São 23 quartos individuais com casa de banho privativa, áreas comuns e serviços de apoio, destinados a pessoas carenciadas que vivam isoladas, idosos dependentes ou portadores de deficiência moderada.
O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, gostou do que viu e já garantiu o financiamento a 100% do investimento da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, no âmbito do programa “1.º Direito”. A unidade custou 1,7 milhões de euros.
“É um exemplo daqueles fogos que têm a maturidade máxima. Estão prontos e, portanto, se há exemplo daqueles que vão ser financiados a 100% é este”, afirmou Pinto Luz, que inaugurou ainda, no centro da cidade, as primeiras 42 habitações sociais, construídas no âmbito da Estratégia Local de Habitação. Os primeiros moradores deverão chegar em janeiro.
A nova cidade, que está a nascer também pela mão da Santa Casa, na Rua das Freiras de Santa Clara, a dois passos das escolas e do metro, mereceu elogios do ministro, que saudou a ambição da autarquia presidida por Vítor Costa e a parceria com o “3.º setor”. Uma vez concluída, terá 240 apartamentos.
Pinto Luz diz que, no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estavam previstas 26 mil novas habitações sociais. Os autarcas candidataram 59 mil. O Governo dobrou o valor do investimento e o ministro reforça que a habitação é uma prioridade: “Esse objetivo não podemos falhar”.