A Câmara de Mirandela distribuiu dezenas de garrafas de azeite pelas paróquias do concelho acompanhadas do convite para domingo acenderam as lamparinas das igrejas com o produto que antigamente iluminava actos religiosos e os lares transmontanos.
Corpo do artigo
Esta foi uma das formas que a autarquia encontrou para divulgar um dos mais importantes produtos transmontanos em destaque a partir de hoje, quinta-feira, até Domingo no V Festival de Sabores do Azeite Novo.
Exposições, teatro, workshops, música, passeios pelos olivais e provas de azeite são alguns dos ingredientes do evento que este ano decidiu associar à promoção do produto costumes antigos que tinham no azeite o meio de "alumiar" os mais diversos actos religiosos.
Eram as lamparinas de azeite que iluminavam as igrejas, assim como estava presente em diversos rituais do Baptismo à Extrema Unção, em que os padres benziam fazendo o sinal da cruz com o polegar molhado em azeite, como recordou à Lusa, Maria Gentil, vereadora da Educação, Cultura e Turismo na Câmara de Mirandela.
A oliveira e o azeite fazem também parte de várias passagens bíblicas, daí o apelo aos párocos para, Domingo, escolherem essas passagens litúrgicas e acenderem as lamparinas com azeite.
A vereadora garantiu que a ideia teve "boa recepção" junto dos párocos e espera encerrar associado à Fé o festival de Mirandela, o concelho responsável por quase um terço da produção de azeite transmontana.
Durante os quatro dias, 40 pessoas vão fazer um curso de iniciação à prova de azeite, quem quiser pode participar no percurso pedestre e provar petiscos azeitados no Romeu, onde é produzido um dos melhores azeites do mundo, ou experimentar ementas diversas nos restaurantes da cidade.
Quase 20 restaurantes associam-se à iniciativa com menus de azeite e alheira, outros dos ex-líbris de Mirandela, e os clientes que optarem por estes menus recebem como oferta "uma pequena lembrança azeitada".
As crianças e jovens das escolas do concelho têm também um espaço neste festival com exposições de trabalhos que realizaram sobre a temática, espectáculos infantis, e a experiência de verem um lagar a funcionar, na escola profissional agrícola.
O festival do azeite reserva ainda a apresentação de mais uma edição da revista especializada "Ouro Virgem" e um concerto com a "Exproarte" que preparou uma obra para violoncelo e orquestra de cordas inspirada no canto tradicional "Aproveitar a Azeitona".