A Câmara Municipal de Cinfães aprovou um projeto para a construção de um passadiço de 13,5 quilómetros desde a freguesia de Escamarão até à barragem do Carrapatelo, na fronteira do distrito de Viseu com o de Aveiro. A execução da obra já foi adjudicada e prevê investimento a rondar os 2,5 milhões de euros.
Corpo do artigo
A construção do passadiço insere-se na pretensão cinfanense de construir circuitos ribeirinhos de observação ao Douro e respetivas fauna e flora da margem esquerda do rio, a que não será alheio o sucesso dos passadiços do Paiva, em Arouca, que se estende por pouco mais de oito quilómetros e que o município vizinho de Castelo de Paiva também pretende replicar no afluente do Douro,
Em Cinfães, segundo o caderno de encargos, a empreitada prevê que as infraestruturas sejam apoiadas por parques de estacionamento, instalações sanitárias, estruturas para a receção e saída e acessos internos, espaços de repouso e miradouros. O projeto contemplará ainda "a identificação, caracterização e recuperação das espécies existentes, bem como a implementação de novas espécies", explica fonte municipal.
Trata-se de um projeto que, na opinião de Armando Mourisco, autarca cinfanense, irá contribuir para a "dinâmica de todo o Concelho de Cinfães". "Uma importante fatia do bolo orçamental do Município destina-se ao setor do Turismo e este novo investimento vem reforçar outras apostas na promoção turística do território que estão concretizadas ou em fase de conclusão", sublinha.