Expodemo arranca amanhã, quinta-feira, e termina domingo. Para além dos sabores da região, há inovação, artesanato e música dos Calema, GNR e Maninho
Corpo do artigo
A Expodemo regressa a Moimenta da Beira amanhã, afirmando-se como a grande montra da maçã, do vinho e dos sabores da região. Até ao próximo domingo, o centro da vila transforma-se num palco de festa, negócios e cultura, reunindo mais de 160 expositores, esperando-se "milhares de visitantes", referiu esta quarta-feira ao JN fonte da organização, a cargo da Câmara Municipal. A maçã, produto endógeno por excelência, volta a estar no centro das atenções, a par dos vinhos do Távora-Varosa, Douro e Dão, da gastronomia, do artesanato e do comércio local.
A programação musical acompanha o menu com alguns dos maiores nomes do panorama nacional, como os Calema (sábado), GNR (sexta-feira) e Maninho (amanhã, quinta-feira), além da irreverência do DJ Padre Guilherme (sexta-feira).
O cartaz cultural inclui também o V Festival de Estátuas Vivas, o espetáculo de teatro aéreo "Peter Pan", pela companhia espanhola Grupo Puja!, e a XXVI Rota das Terras do Demo, uma prova que desafia os participantes a pedalar pelos trilhos e paisagens únicas da região.
A Expodemo contará com dezenas de expositores ligados à fruticultura, entre eles a Cooperativa Agrícola do Távora, a Quinta de Vilar, a DemoDouro e a Confraria Gastronómica da Maçã Portuguesa.
O espaço dedicado ao vinho volta a destacar-se, com provas permanentes das três grandes regiões presentes - Távora-Varosa, Douro e Dão - num total de quase 70 produtores representados.
No sábado realizam-se as provas comentadas, onde três especialistas - um por cada região - conduzirão os participantes numa viagem de aromas e segredos vínicos.
Na gastronomia, os visitantes poderão ainda desfrutar de especialidade locais, nomeadamente num espaço de showcooking, dinamizado pelo chef dos Fumeiros Terras do Demo.
Bairro Digital
Um dos grandes marcos desta edição será a apresentação oficial do projeto Moimenta Bairro Digital, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A iniciativa visa modernizar e digitalizar o comércio e os serviços locais, oferecendo um marketplace, soluções tecnológicas de promoção e formação em competências digitais. No stand do projeto será possível experimentar algumas das ferramentas inovadoras, incluindo visitas virtuais a pontos turísticos do concelho.
Na última edição, a Expodemo atraiu mais de 30 mil visitantes, números que o município espera superar em 2025. "Para além da dimensão económica, agrícola e cultural, a feira é um espaço de afirmação do território, colocando o concelho no mapa dos grandes eventos nacionais", refere a organização.