A câmara de Monção anunciou esta segunda-feira o lançamento de uma nova rede de transportes urbanos no concelho, em resultado da aprovação da candidatura "Monção Green Eletric", no valor superior a dois milhões de euros, para aquisição de cinco autocarros elétricos e criação de três postos de carregamento.
Corpo do artigo
"Monção dá mais um passo rumo a um futuro mais sustentável", referiu a autarquia, numa publicação no Facebook, realçando a aprovação governamental, no âmbito do PRR, de "uma rede de transporte urbano flexível, ligando o centro histórico e as duas zonas industriais, Lagoa e Minho Park, bem como as áreas habitacionais e de equipamentos coletivos de grande procura, tais como o Centro de Saúde e os Estabelecimentos de Ensino".
Segundo a câmara de Monção, os circuitos "incluem, ainda, a passagem pelos parques de estacionamento existentes, incentivando o recurso à mobilidade coletiva e desincentivando o uso do automóvel particular no interior do centro histórico".
Dos cinco novos autocarros, três "destinam-se a transporte escolar, tendo como prioridade os circuitos escolares mais extensos e permitindo uma redução significativa dos custos financeiros e ambientais".
O investimento total situa-se em mais de dois milhões de euros, suportados pelo Programa de Recuperação e Resiliência e pelo Município. António Barbosa, presidente da câmara de Monção, mostrou-se satisfeito com a aprovação da candidatura, que "ajuda a efetivar o compromisso de sustentabilidade ambiental, mobilidade responsável e acessibilidade universal, garantindo melhor qualidade de vida à população monçanense".