
Monsenhor João Antão tinha 92 anos
Foto: Diocese de Aveiro
João da Silva Antão, sacerdote do Presbitério da Arquidiocese de Newark, nos EUA, onde desenvolveu um trabalho notável com a comunidade portuguesa, morreu na quinta-feira, aos 92 anos, em Estarreja.
A Diocese de Aveiro anunciou que, "após uma vida entregue às causas sociais e humanitárias", o conhecido sacerdote faleceu no Hospital Visconde de Salreu, em Estarreja, sendo o funeral no sábado.
João da Silva Antão morreu "com a saúde debilitada pela idade", após uma vida entregue "à comunidade portuguesa de Elizabeth, em New Jersey e a causas sociais e humanitárias", com muitos emigrantes da Murtosa e de Estarreja.
O Conselho de Educação da cidade norte-americana atribuiu o nome do sacerdote português a uma escola, reconhecendo, a 17 de novembro de 2005, monsenhor João Antão como um dos líderes comunitários mais ativos desta cidade.
O sacerdote foi nomeado pároco de Nossa Senhora de Fátima, em Elizabeth, a 4 de dezembro de 1977, e teve a ajuda de vários coadjutores até 2010, ano em que regressou a Portugal, a Salreu, e apoiou o clero da Diocese de Aveiro, em especial nos Arciprestados de Estarreja e Murtosa.
O Papa São João Paulo II nomeou o então padre João da Silva Antão "seu prelado honorário com o título de Monsenhor" em setembro de 1983, sendo que, no dia 5 de outubro de 1985, o então presidente da República Portuguesa, António Ramalho Eanes, concedeu-lhe a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, uma das grandes distinções ao longo da sua vida.
João da Silva Antão estará em câmara ardente a partir das 9 horas de sábado na Igreja Matriz de São Martinho de Salreu, Estarreja, onde o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, presidirá à celebração das exéquias às 11.30.
O padre nasceu no dia 10 de março de 1933, no lugar de Campinos, em Salreu, no concelho de Estarreja. Aos 11 anos entrou para o Seminário Diocesano de Santa Joana Princesa de Aveiro e, a partir de 1956, frequentou o Seminário dos Olivais, pertencente ao Patriarcado de Lisboa.
