Obra da autoria de José Rodrigues está a ser reerguida na rotunda da Avenida de 25 de Abril, em Campanhã, no Porto. Construção do metrobus obrigou à relocalização da obra, que estava na Boavista.
Corpo do artigo
Esteve 31 anos, na zona da Boavista, no Porto, e começa agora a erguer-se do outro lado da cidade, na rotunda da Avenida de 25 de Abril, em Campanhã. O Monumento ao Empresário, da autoria de José Rodrigues, foi desmontado por causa das obras do metrobus, que vão ligar a Casa da Música à Praça do Império, e com a mudança para um espaço mais amplo, prevê-se até que ganhe maior destaque. Já é bem visível para quem passa por ali.
O local onde estava o monumento, que atinge os 18 metros de altura e integra uma esfera revestida a granito com 3,5 metros de diâmetro, coincidia com o traçado do metrobus e o futuro alinhamento das faixas de rodagem. O projeto do metrobus prevê um canal rodoviário segregado ao resto do trânsito para a "operação de uma linha de transporte público com prioridade nas interseções e com veículos movidos a hidrogénio, que garantirá uma alternativa de mobilidade eficiente e sustentável".
No local onde o monumento foi erguido em 1992, serão criados "novos e maiores espaços verdes", adiantou a Câmara no final do ano passado, quando arrancaram os trabalhos de desmontagem da obra.