Mais de 100 habitantes da rua do Brigadeiro Correia Cardoso assinaram petição contra situação que consideram perigosa.
Corpo do artigo
Mais de 100 moradores da rua do Brigadeiro Correia Cardoso, no centro de Coimbra, reivindicam o alargamento dos passeios em algumas zonas da rua, considerando que a situação constitui um grave perigo para os peões. O presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais recebeu um abaixo-assinado dos moradores e reconhece que a situação precisa de ser resolvida.
"Há pessoas que saem de casa e entram logo na faixa de rodagem. Há urgência de alargar os passeios e melhorar os que já existem", defende Fernando Teixeira, um dos subscritores da petição. Aponta ainda para outras melhorias a serem feitas na rua, como o controlo de velocidade e a sinalização das passadeiras. "Sendo uma rua em linha reta, há carros que passam a grande velocidade", revela.
Velho problema
O presidente da Junta de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro, admite que os moradores têm razão. "Este é um velho problema, que põe em perigo os peões da rua. Como não sou técnico, não tenho a solução, mas vou sensibilizar a Câmara Municipal para a reunião que tenho na próxima semana com o presidente", destaca.
Francisco Rodeiro admite ainda falar com proprietários de habitações junto aos passeios mais curtos, para saber se há possibilidade de cederem a propriedade, de forma que os passeios sejam alargados. "Há proprietários que já manifestaram essa disponibilidade", sublinha.
Segunda petição
Esta foi a segunda vez que moradores da freguesia de Santo António dos Olivais entregaram um abaixo-assinado nos últimos dias. A semana passada, cerca de 400 moradores da rua de Pedro Álvares Cabral entregaram uma petição devido à pouca largura da faixa de rodagem. Francisco Rodeiro afirma que, a título experimental, o trânsito vai rodar num sentido naquela rua. "Durante as obras que estão a decorrer, vão experimentar fazer só um sentido de trânsito", salienta o autarca.