A freira portuguesa Maria Helena Aguiar, conhecida como Irmã Aguiar, morreu aos 111 anos, avançou a escola onde lecionava, o Colégio Nossa Senhora da Paz, no Porto.
Corpo do artigo
Maria Helena Aguiar nasceu em São Tomé e Príncipe a 2 de novembro de 1913, e veio morar para Portugal aos três anos, altura em que começou tocar piano.
Depois de estudar no conservatório, começou a dar aulas de piano aos 18 anos, mas só entrou na vida religiosa aos 27. Deus aulas numa escola gerida pelas irmãs Doroteias em Viseu e depois em Vila do Conde. Mais tarde, mudou-se para o Porto, onde ensinou piano no Colégio Nossa Senhora da Paz, até aos 106 anos.
Monarquista convicta, a Irmã Aguiar foi condecorada pelo duque de Bragança em janeiro de 2024.
De acordo com o site "GerontologyWiki", tornou-se a pessoa mais velha do Porto após a morte de Isabel Gomes Sarmento, de 112 anos, em janeiro de 2023. Depois de Francis Piscatella, de 112 anos, era a segunda freira mais velha do Mundo.
O Colégio Nossa Senhora da Paz, em homenagem à antiga docente, deixou uma mensagem de despedida nas redes sociais: "Com simplicidade, a Irmã Aguiar marcou quem a conheceu".