Adosinda Augusta, provavelmente a avó mais famosa de Portugal pelos vídeos virais das conversas animadas com o neto João, morreu esta sexta-feira, com 97 anos, vítima de doença prolongada.
Corpo do artigo
Tinha 94 anos quando, em 2019, passou a ser conhecida fruto do sucesso dos vídeos partilhados na Internet pelo neto, João Fraga, 70 anos mais novo. As publicações davam a conhecer a relação carinhosa e ternurenta entre ambos, com diálogos "apimentados" por expressões tipicamente transmontanas.
O sucesso nas redes sociais foi de tal ordem que já eram mais de 650 mil os seguidores que Adosinda Augusta, natural de Contins, no concelho de Mirandela, tinha na sua página "Vovó Viral", no Facebook, onde um dos vídeos mais famosos tem cinco milhões de visualizações.
"Nunca me passou pela cabeça que isto tivesse tanto sucesso", confessou, na altura, o neto, revelando que tudo começou com uma brincadeira. "Inicialmente, foi para mostrar apenas aos meus amigos, mas acharam tanta piada que sugeriram partilhar nas redes sociais", contou João Fraga.
No último verão, a dupla inseparável viu mesmo ser pintado um mural, em sua honra, na paragem de autocarros, à entrada da aldeia de Contins, onde residia. Na altura, o JN recolheu a reação de Adosinda, ao que acabava de ver. "Sou esta? Encontro-a tão grande, mas eu amanhã ou passado vou-me embora", disse.
Quando o neto lhe explicou que era uma homenagem que vai ficar para sempre ali, Adosinda tinha a resposta na ponta da língua: "Não venha um maluco que atire com aquilo p"ró car....o".
A simplicidade e as frases apimentadas da "Vovó Viral" de Contins vão ficar para sempre bem vivas nos seus milhares de seguidores.
https://www.facebook.com/dignusfuneraria/posts/pfbid02D3tMRpnQ7vNc7i3pY3hjVo1uJ5NLaL96fNzyvf2zL91Q2wHfNbhvCapVFUGaHo5yl