Morreu um dos bombeiros gravemente feridos num acidente ocorrido, na quarta-feira, em São Teotónio, Odemira. Dinis Conceição tinha 38 anos e estava internado no Hospital de S. José, em Lisboa. Era bombeiro há 20 anos.
Corpo do artigo
Dinis era um dos quatro operacionais dos Bombeiros Voluntários de Odemira (BVO) envolvidos no acidente que ocorreu depois de terem estado a combater um incêndio em Sabóia.
O acidente ocorreu cerca das 20.20 horas de quarta-feira, quando o veículo florestal de combate a incêndios regressava ao quartel. A viatura circulava na estrada de acesso a Boavista dos Pinheiros e ao descrever uma curva acabou por capotar, deixando os cinco ocupantes feridos.
Mais três bombeiros que sofreram ferimentos graves permanecem internados, um no hospital de Santa Maria, em Lisboa, e dois no hospital de Portimão.
Dinis Conceição vivia na freguesia de São Luís e fazia parte da corporação de Odemira há cerca de 20 anos, estando integrado numa das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) de Odemira.
Primeiro-ministro e presidente da República expressam "profunda consternação"
O primeiro-ministro manifestou "profunda consternação" pela morte do bombeiro, enviando condolências à família e à sua corporação. "Recebi com profunda consternação a notícia da morte do bombeiro Dinis Conceição, que se encontrava ao serviço na Associação dos Bombeiros Voluntários de Odemira. Deixo as minhas condolências e solidariedade à família e a toda a corporação", escreveu Luís Montenegro.
Por sua vez, o presidente da República expressou também que receber a notícia com "profunda consternação". "O presidente Marcelo Rebelo de Sousa transmite a sua solidariedade e condolências à família enlutada, bem como ao Corpo de Bombeiros de Odemira e agradece a dedicação e espírito de missão demonstrada por todos os Soldados da Paz", lê-se numa nota publicada no site da presidência.
O Município de Odemira, no distrito de Beja, també, lamentou a morte do bombeiro. Numa nota publicada nas redes sociais, os órgãos municipais do concelho de Odemira manifestaram publicamente “o mais profundo pesar pelo falecimento do bombeiro da corporação de Bombeiros Voluntários de Odemira, Dinis Conceição”. Na nota de pesar, endereçam “as mais sentidas condolências” aos familiares, amigos e a toda a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira.