
Ernesto Santos, presidente da Junta de Freguesia de Campanhã
DR
O presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, morreu este sábado devido a doença prolongada. Tinha 74 anos. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, decretou um dia de luto municipal, na segunda-feira.
Ernesto Santos nasceu em maio de 1947, no bairro S. João de Deus, em Campanhã. Foi nesta freguesia que sempre viveu e trabalhou. Fez parte da primeira Comissão de Moradores do Bairro de S. João de Deus e da Comissão Central dos Bairros Camarários.
Numa vida associativa muito ativa, Ernesto Santos também foi diretor da Associação de Futebol do Porto durante cerca de 20 anos. Em 1993 foi eleito como independente nas listas do PS para a Assembleia de Freguesia de Campanhã, partido ao qual se juntaria no ano 2000. Em 1997 foi eleito para a Junta da mesma freguesia onde exerceu a função de vogal, tesoureiro, secretário e, agora, presidente.
As últimas eleições, em 2021, foi recandidato pelo PS com apoio do movimento "Rui Moreira - Aqui Há Porto". Rui Moreira decretou um dia de luto municipal, segunda-feira, e endereçou as condolências à família na rede social Facebook: "Hoje perdi um amigo e Campanhã perdeu a voz de Ernesto Santos que sempre a defendeu. As minhas sinceras condolências à família".
Também Manuel Pizarro, presidente da Federação Distrital do Porto do PS, escreveu uma nota de condolências "com as lágrimas nos olhos". Segundo o socialista, Ernesto Santos era "um amigo solidário" e "um companheiro de todas as lutas" ao lado do qual viveu "muitas alegrias e muitas tristezas". Manuel Pizarro termina a mensagem afirmando que as ideias e o exemplo de Ernesto Santos continuam: "Vão acompanhar-nos para sempre".
