O médico Henrique Manuel da Silva Botelho morreu, este domingo, em Braga, aos 68 anos, após doença súbita, que se manifestou há dias. Em 2016, foi nomeado pela antiga ministra da Saúde, Marta Temido, coordenador nacional para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários.
Corpo do artigo
Era licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1982), com o grau de Consultor da carreira médica de Clínica Geral (1998) e de assistente graduado sénior (2010), tendo a competência em Gestão de Serviços de Saúde atribuída pela Ordem dos Médicos (2004).
Foi diretor do Centro de Saúde de Terras de Bouro (1996—2009). Integrou inúmeros grupos de trabalho e coordenou vários projetos na área dos Cuidados Primários tendo sido Coordenador da Equipa Regional de Apoio e Acompanhamento (Norte)/Missão para os Cuidados de Saúde Primários (MCSP), entre 2005 e 2008. No âmbito da MCSP, integrou múltiplos grupos de trabalho e redatoriais responsáveis pela conceção de vários textos e legislação.
Fez parte da equipa da USF (Unidade de Saúde Familiar) Manuel Rocha Peixoto, de Maximinos, em Braga, constituída em 2009, e foi diretor executivo do ACeS Ave I — Terras de Basto (2009-2012).
Foi autor e coautor de múltiplos textos e artigos publicados em Portugal e no Brasil, com mais de 60 comunicações em conferências, seminários, mesas redondas e debates em Portugal, Cabo Verde, Espanha, Brasil, Uruguai, Canadá (Québec) e mais de 20 participações em moderação de painéis, colóquios e mesas redondas.
No seu percurso englobam-se também atividades docentes realizadas na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, Serviço de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina do Porto, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Católica Porto Business School e foi assistente convidado para a área da Saúde Comunitária da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.