O Movimento 2030 anunciou oficialmente a candidatura de Henrique Araújo à presidência da Câmara Municipal de Ovar, nas eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro de 2025.
Corpo do artigo
"Embora tenhamos recolhido as assinaturas necessárias, resolvemos renovar a coligação de 2021 chamada Movimento 2030, sendo esta corporizada pelo partido Nós Cidadãos e pelo partido PPM", explicou o candidato, sublinhando que a decisão resulta "do reconhecimento da confiança demonstrada em 2021 ao nosso projeto político e da burocracia necessária para a formalização de um partido político chamado Movimento 2030".
Henrique Araújo acrescentou ainda que o movimento pretende voltar a dar voz à população: "Vamos assim voltar a ouvir os cidadãos, e serão eles através do seu voto a decidir o futuro do Movimento 2030, enquanto estrutura política".
Entre as prioridades do movimento destacam-se a implementação de creches municipais integradas nas escolas da Rede Pública do 1.º Ciclo e Educação Pré-Escolar, a modernização do Serviço de Apoio Domiciliário e a criação de novas respostas sociais para os idosos. A defesa do Pinhal do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar, causa pela qual o movimento mobilizou milhares de cidadãos, continua a ser uma das principais bandeiras. O programa sublinha ainda a urgência de uma estratégia eficaz de proteção da orla costeira, a valorização do património natural e o lançamento do projeto PAMO - Perímetro Ambiental do Município de Ovar, que pretende ligar e potenciar os espaços verdes do concelho.
Natural de Ovar, Henrique Araújo nasceu em Esmoriz. Tem o ensino secundário completo e mais de 22 anos de experiência em administração de empresas, exerce atualmente funções de administrador. Entre 2015 e 2019 desempenhou também funções de Adjunto da Presidência da Câmara Municipal de Ovar.
Com uma forte ligação ao associativismo local, foi presidente do grupo de Carnaval "Bailarinos de Válega" (2015-2018), vice-presidente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz (2013-2015), dirigente do Sporting Clube de Esmoriz (2012), vice-presidente do Esmoriz Ginásio Clube (2004-2006) e tesoureiro do grupo "Danças e Cantares" de Santa Maria de Esmoriz (1986-1988).