Corpo do artigo
Gonçalo Rocha termina o ciclo como presidente da Câmara de Castelo de Paiva. O eleito do PS atingiu os 12 anos de mandato e já não pode recandidatar-se. O cabeça de lista do PS será o vereador José Manuel Carvalho. O ainda presidente da autarquia será o candidato à Assembleia Municipal. Em 2017, o PS venceu as eleições com 56,82% dos votos, elegendo quatro representantes no executivo.
José Rocha, atual vereador sem pelouros e que já foi candidato há quatro anos, repete a corrida pelo PSD. Nas últimas autárquicas, a candidatura do social-democrata, em coligação com o CDS, reuniu 38,07% dos votos e conseguiu três mandatos. José Rocha iniciou o percurso político em 2014 como líder do PSD de Castelo de Paiva.
Desta vez, haverá também duas candidaturas independentes. Ricardo Jorge, com um percurso político ligado ao PSD (de onde entretanto já se terá desfiliado) anunciou uma candidatura pelo movimento "Um Concelho para Todos". Ricardo Jorge é advogado, já foi vice-presidente da JSD e do PSD de Castelo de Paiva, foi vereador entre 2005 a 2009 e de membro da Assembleia Municipal entre 2013 a 2017, sempre pelo PSD.
Vítor Quintas é advogado e foi presidente da Junta de Freguesia de Real nos últimos dois mandatos, eleito como independente, mas apoiado pelo PS. Ainda podia cumprir mais um mandato, mas optou por avançar com uma candidatura independente sob a sigla "Mudar Para Melhor".
A CDU já anunciou que o candidato será Neca Rodrigues, reformado, antigo presidente da, já extinta, Junta de Freguesia de Pedorido.
Não são conhecidos candidatos das restantes forças partidárias.