A anunciada mudança das crianças do jardim de infância de Nogueira do Cravo, Oliveira de Azeméis, para um outro espaço de acolhimento, na mesma freguesia, está a deixar alguns pais preocupados. A câmara garante que as crianças terão “condições de excelência” no local que as vai receber em breve.
Corpo do artigo
Há já um abaixo-assinado contra a anunciada deslocação de 22 crianças para o designado jardim de infância da feira dos 27.
Os pais reconhecem que o atual jardim de infância não tem condições dignas para acolher os seus filhos, precisando de obras de requalificação há muito reivindicadas. No entanto, consideram que o local agora escolhido pela autarquia não tem as condições necessárias .
Contudo, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, afirmou, ao JN, que o jardim de infância que vai receber as crianças “está há muitos meses a receber obras profundas” e que o mesmo vai “transformar-se no melhor jardim de infância do concelho”.
O novo local terá "condições de excelência”, diz o autarca, referindo que, entre as melhorias a efetuar, encontra-se a requalificação de todo o espaço exterior e interior, obras nas casas de banho, refeitório, colocação de novos gradeamentos, criação de um polidesportivo e aumento da zona de recreio.
Joaquim Jorge explica que o espaço que vai ser deixado livre, propriedade da Junta de Freguesia, será cedido à Santa Casa de Misericórdia de São João da Madeira em regime de comodato, por 20 anos.
Em contrapartida, a Misericórdia vai investir 170 mil euros do PRR para requalificar o espaço, transformando-o numa creche, e terá que pagar uma renda mensal de dois mil euros.
Joaquim Jorge recorda que, para além da mais valia que este comodato representa, a freguesia ficará servida de uma creche, valência que não dispõem atualmente.