Uma idosa, com cerca de 70 anos, caiu ao final da manhã deste domingo num poço na localidade de Riba de Baixo, concelho de Penacova, sofrendo ferimentos graves.
Corpo do artigo
A mulher foi resgatada do poço pelos Bombeiros Voluntários de Penacova e transportada para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), disse ao JN o comandante da corporação, Vasco Viseu.
O alerta para o acidente - que ocorreu em Riba de Baixo, povoação situada cerca de dois quilómetros a leste da sede de concelho, junto à Estrada Nacional 2 (EN2) - chegou às autoridades pelas 12.20 horas, através do 112.
O poço, que fica perto da casa da idosa, “tem cerca de três metros de diâmetro e seis de altura até à água”, contou o comandante. “Quando lá chegamos a senhora está a boiar, sem gesticular, consciente mas em hipotermia”, revelou ao JN. Vasco Viseu não sabe ao certo há quanto tempo estaria dentro do poço, mas adianta que os familiares a procuravam há cerca de duas horas.
No local, no socorro à vítima, estiveram nove operacionais dos Bombeiros Voluntários de Penacova, uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a GNR, que tomou conta da ocorrência.