Doze mulheres que enfrentaram o cancro da mama são o corpo e a alma de um calendário solidário, lançado para angariar fundos para a Associação Laços e Sonhos P"ra Vida, que apoia doentes oncológicos, em Vila Real.
Corpo do artigo
"Quando começamos a ver a ideia a ganhar forma, percebemos que, além do objetivo principal de angariação de fundos, também foi uma forma de mostrar que, mesmo estando doentes, estas mulheres são bonitas e podem ser mimadas", explicou ao JN uma das promotoras da iniciativa, Ana Silva.
São 12 fotografias de mulheres que se sujeitaram a mastectomias com "flores a cobrir o peito". "As cicatrizes foram trocadas por flores, porque queríamos mostrar que uma marca também pode ser algo bonito", sublinhou. Ana Silva adiantou que "não foi nada difícil arranjar as 12 voluntárias para cada um dos meses". "À medida que apareciam na associação, foram sendo contactadas e todas aceitaram sem hesitar. Aconteceu tudo de forma muito natural", contou.
Durante as duas sessões fotográficas, "gerou-se uma energia muito especial e um ambiente fantástico de troca de experiências e de histórias". As fotografias, tiradas por Simão Martinho, foram feitas em duas sessões, no hotel Miracorgo, em Vila Real. Contaram ainda com a colaboração da cabeleira Fatinha Taveira, da maquilhadora Márcia Costa e da florista Maria Flor. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Associação Laços e Sonhos P"ra Vida e a Para Cá dos Montes. Os calendários vão estar à venda na sede da Associação Laços e Sonhos P"ra Vida, na Rua do Rossio, em Vila Real. "A experiência foi tão positiva que todas querem repetir no próximo ano", rematou Ana Silva.