A cidade de Viana do Castelo encheu-se, este sábado ao final do dia, de gente para assistir à inauguração da iluminação de Natal, que este ano chegou mais cedo.
Corpo do artigo
Em ambiente festivo, uma multidão apinhou-se ao fundo da avenida dos Combatentes, a principal artéria do centro histórico, com telemóveis erguidos para captar em fotografias e vídeo as imagens da decoração, que de hora a hora se torna num jogo de luzes, sincronizadas com música alusiva à época natalícia que se aproxima. Crianças e adultos, pessoas de várias nacionalidades, incluindo da vizinha Espanha, de Vigo, onde as iluminações se tornaram atração turística de massas, viveram a "magia" do Natal.
"É a minha primeira vez em Viana. Gostei muito de ver a iluminação, a música e o ambiente. Parecia que tinha voltado ao mês de agosto, às festas da Senhora d"Agonia. Muita gente na rua. Foi muito bonito mesmo", comentou Marilia Leal, uma vianense de nascença, que viveu muitos anos em Lisboa e agora regressou à terra. Diz que nunca teve vontade de ir a Vigo visitar a portentosa [420 ruas enfeitadas e 11,5 milhões de luzes LED] decoração que todos os anos entope, também com milhares de portugueses, aquela cidade galega. Este ano será ligada a 16 de novembro. "Acho que é muita confusão lá. E agora já tenho Viana. Quem tem Viana, quem precisa de Vigo?".