Mil e quinhentos alunos das escolas básicas foram, esta sexta-feira, os primeiros a experimentarem o festival da cultura pop, agora em versão “kids”. Conversas com as personagens favoritas sobre os trajes que trazem vestidos e as séries, filmes ou bandas-desenhadas que os inspiraram fazem as delícias dos mais jovens.
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de Guimarães associou-se à organização da Comic Con Kids oferecendo bilhetes a todos os alunos do quarto ano das escolas do concelho. O evento, que está na sua primeira edição em formato “kids”, abriu as portas, ontem, especialmente para este público escolar. Este sábado e este domingo, no Pavilhão Multiusos, a festa dos super-heróis, personagens de banda-desenhada, séries e cinema é para as crianças dos dois aos 12 anos e para os pais, até porque também há Star Wars e Indiana Jones.
Rodrigo Mendes tem 10 anos e frequenta o quarto ano, na escola de Serzedo. Ficou muito feliz por tirar uma fotografia com três personagens inspirados na série de filmes “Como treinar o teu dragão”. Não sabe o nome daqueles personagens, mas sabe que viu o primeiro filme e que gostou muito. “Quando chegar a casa vou pedir para ver os outros dois”, diz. Já Inês Silva só tem nove anos, mas puxa pelo casaco ao jornalista porque também quer falar, diz que viu o segundo filme da série e que está a gostar muito de tudo o que viu na Comic Con.
“Esta edição kids é diferente, porque o que se pretende é que as estrelas sejam as crianças. Isso hoje [ontem] ainda não se nota muito bem, porque com o apagão acabou por não haver tempo para fazer o trabalho com as escolas para as crianças virem fantasiadas, mas estamos em crer que durante o fim de semana vai ser diferente”, apontou Paulo Rocha Cardoso, da organização.
Experiências orientadas para os jovens
Por ser dedicada a um público mais jovem, o evento tem experiências mais orientadas para eles. Gustavo Vieira, tem 10 anos, e até tem um skate em casa, mas diz que nunca aprendeu “a andar muito bem”. Na Comic Con aproveitou para ter uma lição com especialistas e em poucos minutos já deslizava com elegância. Ali ao lado, havia uma fila enorme para tirar fotografias com o Lee Sang e a Mulan (Disney).
“Nem posso acreditar que aqueles fatos foram feitos por eles”, dizia uma menina, emocionada depois de tirar uma fotografia com os seus personagens favoritos. O conceito “meet and greet” (conhecer e felicitar) faz com que o momento não se limite à fotografia, os figurantes falam um pouco com as crianças, nomeadamente sobre os trajes que trazem vestidos e as séries, filmes ou bandas-desenhadas que os inspiraram.
A Comic Con Kids está de portas abertas entre as 9.30 e as 13.30 e das 15.30 às 20 horas. Os bilhetes custam 20 euros (individual), 55,5 euros (pack de três) e 68 euros (quatro pessoas).