A Câmara Municipal de Paredes tem previstas duas ações de reflorestação, que vão resultar na plantação de 146 hectares de árvores autóctones, até 2027.
Corpo do artigo
Esta iniciativa surge no âmbito do programa “Condomínios de Aldeia” e do projeto "Life Serras do Porto" e será aplicada nas freguesias de Aguiar de Sousa, Recarei e Sobreira.
A ação insere-se no Fundo Ambiental e visa "dar apoio às aldeias localizadas em territórios vulneráveis da floresta, através de um conjunto de ações destinadas a assegurar a alteração do uso e ocupação do solo e a gestão de combustíveis em redor dos aglomerados populacionais", como se pode ler na nota do município.
No que toca ao "Life Serras do Porto", já arrancou o controlo e substituição das espécies invasoras, a plantação de plantas nativas e a promoção do património natural, numa área total de 103.95 hectares
Já os restantes 42,48 hectares estão integrados no programa "Condomínios da Aldeia", sendo que a autarquia de Paredes criou faixas de proteção aos aglomerados urbanos, através de espécies resistentes e adaptadas à passagem do fogo, de forma a minimizar o impacto em caso de incêndio.
"Efetuou-se a limpeza dos terrenos, com o destroçamento dos matos, a retirada de espécies invasoras e a plantação de novas espécies como o medronheiro, a nogueira, o castanheiro e a oliveira", percebe-se ainda pelo documento.
Além destes dois projetos, a Câmara de Paredes é ainda parceira da campanha “Uma árvore pela Floresta”, que pretende sensibilizar a comunidade para a valorização dos ecossistemas ribeirinhos e da floresta autóctone. Esta campanha já permitiu a plantação de mais de duas mil árvores em dois locais distintos do território da autarquia: Parque Urbano de Rebordosa e Torre do Castelo.