Um grande mural, com a figura de Salgueiro Maia e o seu olhar icónico, pintado sobre a fachada de um dos prédios da Praça do Poder Local, em São João da Madeira e uma chaimite instalada sobre o jardim, fazem parte da instalação artística inaugurada na tarde deste domingo.
Corpo do artigo
A iniciativa, cuja inauguração tinha sido adiada devido ao mau tempo, teve como o objetivo assinalar o 25 de Abril.
"É uma obra para valorizar o território e a nossa cultura", afirmou o presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, sobre o mural da autoria do artista urbano Frederico Draw e que tem como elementos dominantes uma mão que ergue um cravo e a figura do Capitão de Abril Salgueiro Maia, pintada a partir de uma imagem captada pelo fotojornalista Alfredo Cunha.
O autarca aproveitou a sessão de inauguração para agradecer ao Exército a cedência da chaimite que permanecerá naquela Praça. "Estamos gratos às Forças Armadas, que são o garante da nossa soberania", disse Jorge Sequeira.
Já o general Francisco Javier, lembrou que, "o Exército só tem razão de ser quando vive para servir os seus cidadãos" e que o veículo militar disponibilizado, que esteve em cenários de pacificação como a Bósnia e Kosovo, "é um símbolo da paz".
A tarde ficou, ainda, marcada com a atuação de instituições e associações da cidade, nomeadamente o Coro de Câmara, Grupo de Teatro TOJ, Oficina da Artistas - Ecos Urbanos, Universidade Sénior e Banda de Música de S. João da Madeira.