A reconstrução da muralha de Valença, derrubada pelo mau tempo em janeiro de 2023, deverá ser concluída nos primeiros meses do próximo ano. As obras estão a decorrer desde o início do verão.
Corpo do artigo
A intervenção, no valor de cerca de um milhão e 300 mil euros, comparticipada pela Direção Geral das Autarquias Locais e pelo Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, tem um prazo de execução de 270 dias.
A obra conta com a colaboração e está a ser acompanhada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
Segundo comunicado divulgado, esta quarta-feira, pela Câmara Municipal de Valença, "os técnicos da Unidade da Cultura da CCDRN e os técnicos do Município, têm acompanhado os trabalhos de recuperação que se iniciaram no passado mês de junho, após um longo processo burocrático, e que deverão estar concluídos nos primeiros meses de 2025".
"Até ao momento já se realizaram trabalhos de limpeza da área de derrube, estabilização do talude interior da muralha e consolidação da zona de fratura da cortina. Atualmente, está em curso a implementação dos sistema de drenagem de águas pluviais e a colocação de micro estacas para reforçar o alicerce da muralha", informa a autarquia.
Recorde-se que uma parte da muralha, da emblemática Fortaleza de Valença, colapsou com as fortes chuvas de 1 de janeiro de 2023.