Museu Alberto Sampaio reabre terça-feira no Centro Histórico de Guimarães
A partir de amanhã, o Museu Alberto Sampaio, no Centro Histórico de Guimarães vai voltar a receber visitantes. O espaço estava encerrado ao público, desde o dia 21 de maio, para a realização da primeira fase das obras de reabilitação, relativas à instalação de infraestruturas de telecomunicações e internet sem fios.
Corpo do artigo
Decorrem, desde ontem, e até ao dia 4 de setembro, dois concursos públicos para o recrutamento de diretores para este museu e para o Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães. Os novos executivos exercerão mandatos de três anos, em regime de comissão de serviço, em equipamentos culturais que, em 2023, receberam aproximadamente 540 mil visitantes. O Paço dos Duques de Bragança é o mais procurado dos três, com 388 mil visitantes, no ano passado, dos quais, 241 mil foram estrangeiros.
Para já, o público terá que aceder ao museu por uma percurso alternativo, através do jardim, junto ao adarve da muralha. Estes constrangimentos devem-se à segunda fase da empreitada em que está a ser intervencionado o claustro e as galerias da antiga Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira. Estão a ser musealizadas as peças expostas, a ser colocadas infraestruturas de eletricidade, de telecomunicações e de internet sem fios.