A cidade de Macedo de Cavaleiros inaugura, no próximo sábado, o Museu dos Templários, dedicado à presença no concelho desta ordem religiosa militar católica medieval, que se tornou proeminente durante as Cruzadas.
Corpo do artigo
O museu está instalado no centro cultural municipal e a sua criação implicou um investimento de 130 mil euros.
A dinamização deste espaço conta com o apoio das Terras Quentes - Associação de Defesa do Património Arqueológico do concelho de Macedo de Cavaleiros.
Ali ficará disponível um espólio que conta a passagem dos templários por Terras de Cavaleiros, nomeadamente armas, indumentária, património documental e peças alusivas à época. “Será o acervo mais variado reunido num só espaço para retratar o que foi a passagem por este território desta ordem religiosa e militar”, explicou o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.
No distrito de Bragança foi criada em 2022 a Comenda da Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ) Mogadouro-Penas Roias, que incluiu membros de vários concelhos, dedicando-se a manter tradições e valores, como a solidariedade e fraternidade, que eram defendidas pela Ordem do Templo, dissolvida em 1312.