Câmara de Famalicão vai comprar parte do complexo industrial Sampaio e Ferreira.
Corpo do artigo
O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, em Famalicão, vai ser transferido para um espaço que o município vai adquirir no complexo industrial da antiga empresa Sampaio e Ferreira, na vila de Riba de Ave. A Autarquia quer que a transferência seja feita antes do final do ano.
A Câmara vai comprar uma fração do edifício onde funcionou uma das primeiras e maiores indústrias têxteis do Vale do Ave por mais de 354 mil euros para ali instalar a estrutura museológica. A parcela tem uma área de implantação de quase 4000 metros quadrados e um logradouro privativo de 1235 metros quadrados.
Atualmente, o museu funciona na freguesia de Calendário, num imóvel arrendado com 1200 metros quadrados, que custa ao município 7500 euros mensais.
Transferência rápida
"Numa primeira fase vamos fazer obras mínimas para que o museu seja transferido tão rápido quanto possível", afirmou Mário Passos, presidente da Câmara. Com esta intervenção, o museu terá "condições melhores do que as que tem atualmente", diz o autarca, notando que serão necessárias empreitadas na cobertura, janelas e piso.
Está a ser desenvolvido um projeto adequado ao espaço agora adquirido, que englobará intervenções mais profundas, para permitir que o Museu Têxtil possa ter diferentes áreas e "projetos diferenciados". Será alvo de uma candidatura a fundos comunitários.
A Sampaio e Ferreira faliu em 2005, deixando no desemprego mais de 200 trabalhadores. O edifício, constituído por seis frações, esteve em leilão várias vezes ao longo dos anos mas nunca teve compradores. Em 2018 e 2019 a antiga indústria voltou a estar à venda três vezes sem nunca receber propostas. Em 2020 foi vendido a uma empresa de compra e venda de imóveis.
Custo
Foram 354 mil euros os investimentos no espaço para instalar o Museu da Indústria Têxtil, cuja proposta é aprovada esta quinta-feira em reunião de câmara. Prevê ainda a integração de duas parcelas de terreno do complexo industrial no domínio público.