Sam Pauwels tem 18 anos e o sonho de, um dia, ser dançarino profissional. Com o título de campeão da Europa de pares mistos em ginástica acrobática na bagagem, viajou da Bélgica até à Maia para participar no torneio internacional daquela modalidade que, a partir de hoje, junta representantes de sete países.
Corpo do artigo
Ao todo, 181 ginastas, 122 estrangeiros e 59 portugueses, vão competir durante três dias no Maia International Acro Cup, que vai na terceira edição. Sam era, ontem à tarde, um dos muitos jovens que davam vida ao Complexo Municipal de Ginástica, entre atletas dos EUA, de Porto Rico, da Inglaterra, Suíça e Espanha que aproveitavam para treinar.
O jovem belga tinha seis anos quando começou a dedicar-se a sério. "Sempre fui muito flexível, gosto de dar voltas e saltos", contou, ao JN. Teve de parar um ano devido à escola. Mas é a faculdade que promete agora deixar "para estudar dança". Está no primeiro ano de História.
A inglesa Cydnie Bateman, da mesma idade, ainda não tem a certeza do curso que quer seguir. Mas ser ginasta é uma certeza e, quem sabe, treinadora como a mãe. Desde quando é ginasta? "Desde que nasci", respondeu. Para praticar as acrobacias, preparavam-se já cinco raparigas de Porto Rico. É a segunda vez que participam no torneio mas com duas novas aquisições, de 11 e 16 anos. Todas elas estudam, as mais velhas também trabalham e ainda arranjam tempo para os treinos, seis vezes por semana, contou, ao JN, o treinador Zengo Tita.
Pouco depois das três da tarde, foi a vez da equipa de João Maia iniciar o aquecimento. Juntamente com Tiago Figueiredo, é vencedor da taça do mundo de pares masculinos, em ginástica acrobática. E faz parte do Acro Clube da Maia, organizador do evento apoiado pela Câmara. Tal como Íris Mendes e João Costa, vice-campeões do mundo de pares mistos, no ano passado. Íris tem 12 anos e nasceu no Porto, mas há três anos que pratica na Maia.
Aos quatro atletas consagrados, o Acro Clube da Maia, fundado há quatro anos, soma, ainda, o quinto lugar no ranking mundial de ginástica acrobática em pares masculinos, mais de 50 campeões nacionais e mais de 60 atletas na prática desportiva, diariamente. Também por dia, acrescenta o presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, "praticam desporto 12 mil munícipes" e "quatro mil são crianças".
João Maia, de 21 anos, está no clube "desde a fundação" mas já integrava "a mesma estrutura de treinadores e atletas". Confessa que "começou tarde" a praticar. Começou por "ir ver os amigos". Agora, diz-se "orgulhoso" pelo torneio da Maia, que arranca esta manhã, às 11 horas, com preços de três euros por sessão, sete euros o dia todo ou 20 os três dias.
Em 2010, poderá deixar de ser apenas um torneio para ser uma etapa da taça do mundo de ginástica acrobática. Bragança Fernandes aceitou esse desafio lançado pelo vice da Federação Portuguesa de Trampolins e desportos acrobáticos, Nuno Paranhos.