Uma turista francesa, de 61 anos, foi, ontem, quinta-feira, arrastada por uma onda, na praia dos Alemães, em Albufeira, quando tentava atravessar uma passagem da praia com o seu marido, ficando momentaneamente inconsciente.
Corpo do artigo
Trata-se do segundo caso em poucos dias, já que sexta-feira passada três pessoas morreram numa praia de Santo André (Santiago do Cacém), arrastadas por uma onda enquanto pescavam.
Pouco passava das 12.48 horas quando o alerta foi dado. Os turistas tentavam passar perto da zona de concessão José Bacalhau, quando a maré estava a subir e a água já batia nas rochas. Segundo o comandante Cruz Martins, capitão do Porto de Portimão e Lagos, "o casal tentou passar numa zona onde as ondas já chegavam às rochas e a senhora foi levada por uma". O nadador salvador, que se encontrava no local, socorreu-a de imediato.
A turista terá perdido momentaneamente os sentidos, mas aquando da chegada do INEM ao local, cerca das 13.30 horas, já se encontrava consciente, "pelo que foi transportada para um Serviço de Urgências em Albufeira", disse o responsável. Ao final do dia, estava fora de perigo.
De acordo com o comandante Cruz Martins este foi um "incidente sem consequências mais graves" e que não é frequente acontecer.
A praia dos Alemães situa-se entre as praias dos Aveiros e do Inatel e é frequentemente visitada por turistas estrangeiros.