A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, reagiu, esta tarde de quarta-feira, às críticas do PSD sobre gastos do Município com viagens. A autarca salienta a importância de Matosinhos participar em fóruns.
Corpo do artigo
“Não andamos a fazer turismo”, responde a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, à sátira dos cartazes do PSD, onde a autarca é caricaturada em cima de um avião da TAP com uma mala numa mão e uma boia na outra. Em causa estão as despesas com viagens pagas pela Câmara de Matosinhos: 253 mil euros entre maio do ano passado e deste ano.
Em reunião de Executivo, a autarca enumerou as dezenas de entidades e fóruns que o Município integra, considerando “importante” que dirigentes e técnicos da Câmara representem a autarquia nessas iniciativas.
O valor é referente aos custos com deslocações e alojamento de todos os funcionários do Município, empresas municipais e associações ligadas à Câmara nesses 12 meses, explicou mais tarde o vereador do PSD Bruno Pereira, apesar de considerar que a “política partidária não deve ser feita” durante uma reunião de Executivo.
Ainda antes de receber essa clarificação do social-democrata, Luísa Salgueiro revelou que, em 2023, todo o Executivo gastou 43.743,27 euros em viagens. As despesas da presidente ao serviço da Câmara dizem respeito a “três deslocações”. Uma delas a Roma, em Itália, no âmbito da elevação a cardeal de D. Américo Aguiar. Outra ao Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para a COP27: “Fui oradora no Pavilhão de Portugal, promovendo o trabalho que o Município realiza, a convite da organização”. A terceira deslocação foi a Cannes, em França, no âmbito da participação da marca “Greater Porto” numa feira de imobiliário. Por motivos pessoais, a autarca não esteve presente, mas admite que a despesa existiu. O gasto total, diz, é de 7600 euros.
Sem ver chegar o pedido de intervenção por parte de Bruno Pereira, a autarca acusou o vereador do PSD, ainda que indiretamente, de cobardia. O social-democrata acusou o toque, garantindo: “Os dados são reais e estão em documentos da Câmara de Matosinhos”. No final da reunião, o próprio distribuiu aos jornalistas um documento com as despesas discriminadas.
Recusou convite para fazer parte de listas europeias
O JN sabe que a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, foi convidada pelo secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, para fazer parte das listas do partido ao Parlamento Europeu, mas recusou. A própria respondeu ao líder do PSD/Matosinhos, garantindo “não estar à procura de uma carreira internacional”.