Natal em Famalicão arranca com "parada" pelas ruas e iniciativa solidária
A câmara de Famalicão anunciou hoje que a programação de Natal arranca domingo com uma "parada" que envolverá figurantes, motards e animadores com chegada à "Cabana Solidária", espaço para recolha de bens de primeira necessidade.
Corpo do artigo
"Queremos envolver todos os famalicenses no espírito de alegria e solidariedade que carateriza esta época do ano", afirma o presidente da autarquia, Paulo Cunha, citado numa nota da câmara que aponta que a programação se estenderá até 07 de janeiro.
Cumprindo este propósito a Praça 9 de Abril vai acolher de 06 a 24, a "Cabana Solidária" com atividades ligadas ao canto, teatro e pintura, a par de uma angariação de bens e atuações de escolas, associações e grupos corais.
Além do aspeto solidário, Famalicão juntou a ecologia através de uma exposição de materiais recicláveis, mostra que decorre no Parque da Devesa e entre 10 e 19 deste mês realiza-se o "Canções de Bem-Querer", projeto que envolve mais de uma centena de crianças de várias escolas do concelho. Os espetáculos decorrem na Fundação Castro Alves, em Bairro e na casa de Esmeriz.
Em Famalicão, distrito de Braga, foram iluminados, com "milhares de pontos de luz" refere a autarquia, espaços da cidade, edifícios históricos e locais de comércio, num total de duas dezenas de ruas e rotundas. Também há iluminação natalícia nos centros urbanos e algumas ruas das vilas de Joane, Riba de Ave e Ribeirão, aponta a câmara.
O programa deste município minhoto inclui ainda carrosséis e um comboio de Natal que, de manhã está ao dispor de escolas e jardins-de-infância, e de tarde ao fim de semana do comércio tradicional.