<p>Uma traineira naufragou hoje, terça-feira, de madrugada à saída da barra do porto da Figueira da Foz, com 17 pescadores a bordo, que foram salvos de imediato.</p>
Corpo do artigo
A traineira "Vila de Buarcos", embarcação da pesca da sardinha, tem 27 metros de comprimento e naufragou quando saía para a faina, ao início da madrugada de hoje, pelas 0.20 horas.
"Os 17 pescadores que seguiam a bordo foram salvos de imediato por outras embarcações que saiam da barra [do porto] em companhia", disse , disse à Lusa o comandante do Porto, Malaquias Domingues.
A traineira encontra-se a "cerca de seis ou sete" metros de profundidade, em pleno canal de navegação do porto da Figueira da Foz, impedindo a entrada e saída de outras embarcações, adiantou.
O porto da Figueira encontra-se encerrado desde as 0.20 horas, "impossibilitando, para já, toda a navegação".
"A embarcação está no fundo do canal e já se moveu desde o naufrágio. A barra está encerrada enquanto não se determinar quais os perigos para a navegação, nomeadamente para a comercial", frisou o comandante do Porto.
Segundo Malaquias Domingues o naufrágio não foi resultado do estado do mar ou condições climatéricas adversas mas sim "de uma avaria na embarcação".
"Começou a meter água e afundou-se de imediato", explicou.