"Nem mais uma": convocada concentração em solidariedade com vítimas de violência sexual na FEUP
Coletivos feministas de faculdades da Universidade do Porto convocaram uma concentração para terça-feira, em frente à Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia, em solidariedade com as colegas que viram fotografias e vídeos seus, de teor íntimo, a serem captados sem consentimento e partilhados no WhatsApp.
Corpo do artigo
"Nem mais uma, juntas contra a academia machista". É este o mote do protesto marcado para terça-feira, às 18 horas, convocado nas redes sociais pelos coletivos feministas da Faculdade de Direito, de Letras e de Psicologia e de Ciências da Educação, que surge em resposta ao caso que chocou a comunidade académica da Universidade do Porto na semana passada.
Várias raparigas terão sido alegadamente fotografadas debaixo das mesas e debaixo das saias, sem consentimento e por elementos da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) durante uma gala, entre os quais membros da direção. Durante o evento, terá ocorrido também a partilha ilegal dos conteúdos num grupo de WhatsApp.
O movimento estudantil feminista que está a organizar a concentração mobiliza-se para reivindicar "a destituição efetiva de todos os envolvidos nos alegados atos de violência sexual dos cargos que ocupam, bem como a retirada da sua candidatura a cargos associativos futuros" e "a prossecução de investigação criminal e a responsabilização judicial dos mesmos". Pedem também que haja "consequências disciplinares".
Pedem plano de ação
Entre as reivindicações estão também a elaboração de um plano de ação pela direção das faculdades, que envolva a reitoria da universidade, a Federação Académica do Porto e os diferentes coletivos e grupos feministas, para "prevenir crimes desta natureza e a reagir de um modo rigoroso e assertivo na ocorrência dos mesmos", pode ler-se na convocatória.
A ação é também apoiada pela associação "Não Partilhes" e a organização Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM).