Dezenas de pessoas estavam, ao início da madrugada deste domingo, no IC8, via cortada desde as 19 horas de sábado devido ao grande incêndio em Pedrógão Grande.
Corpo do artigo
8569951
Na subida de Avelar para Figueiró dos Vinhos do IC8, ao início da madrugada deste domingo, o JN encontrou dezenas de veículos parados e várias pessoas a olhar, impotentes e nervosas, para o foco vermelho que ilumina a escuridão da noite, proveniente do incêndio que avança em quatro frentes em Pedrógão Grande e que já se estendeu a Figueiró e Castanheira de Pêra.
Todor Tunov, búlgaro, chegou até ali sem saber do cunhado e não conseguiu passar. Esteve mais de uma hora até lhe telefonarem a avisar que o familiar sofreu queimaduras nas mãos e nas pernas quando estava a por água junto à sua casa. Foi transferido para Coimbra devido aos ferimentos. Todor Tunov seguiu para lá.
Já Rosário Simões não conseguia esconder o seu nervosismo, sentada dentro de um veículo. Este sábado, estava numa peregrinação até Fátima quando foi avisada que o fogo andava perto da sua casa em Bairrão, Figueiró. O marido e o filho mais velho ficaram a lançar água para a habitação para a proteger das chamas, o filho do meio e o mais novo foram para casa de familiares.
8569822
Ali "presa" no IC8 de madrugada, o coração de mãe preocupava-se em especial com o filho mais novo, que sofre de Síndrome de Ondine, uma doença rara que afeta a autonomia da respiração e exige o auxílio de aparelhos de suporte. Acabou por receber uma mensagem do marido a dizer que a casa estava bem, mas os currais dos animais que criavam tinham ardido.
Entre os populares retidos naquele acesso, também estava José Pais, administrador da conhecida Praia das Rocas, em Castanheira de Pêra. Revelou ao JN que, durante a noite, os bungalows da praia tinha sido evacuados por precaução devido ao fumo e avanço das chamas.
Anabela Oliveira abordou em lágrimas os militares da GNR que impediam a passagem dos condutores. Tinha os pais na aldeia de Sótão, Castanheira de Pêra. A última vez que conseguiu falar com eles, estavam dentro de casa e viam a casa do vizinho da frente a arder.