
Foto: Direitos reservados
O IP4 e a Estrada Nacional 15 (EN15), na serra do Marão, na zona de fronteira entre os concelhos de Amarante e Vila Real, continuam encerrados ao trânsito devido ao nevão que começou a cair na região na sexta-feira, mantendo-se condições de elevada perigosidade para a circulação rodoviária.
A alternativa para a ligação entre os distritos do Porto e Vila Real está a ser assegurada pela autoestrada A4, através do Túnel do Marão, que volta assim a cumprir uma das funções que esteve na base da sua construção: garantir a circulação em dias de intempérie, indicou ao JN, fonte da GNR de Vila Real.
O nevão ficou confinado às zonas de maior altitude, acima da cota dos 600 metros, não tendo atingido os centros urbanos de Amarante, Baião ou Marco de Canaveses.
Apesar de não se ter registado queda de neve nas zonas urbanas, as serras do Marão, Alvão, Aboboreira e Montemuro encontram-se cobertas de neve. Em algumas estradas de montanha, a neve começa já a transformar-se em gelo, aumentando significativamente o risco para os condutores.
No concelho de Baião, a situação "está a ser acompanhada de forma permanente pelas equipas municipais de proteção civil que estiveram no terreno durante toda a noite a monitorizar a situação e continuam no local", afirmou a presidente da Câmara Municipal, Ana Raquel Azevedo.
Segundo Ana Raquel Azevedo, a queda de neve ocorreu sobretudo nas zonas mais elevadas do concelho. "Não há qualquer registo de populações ou aldeias isoladas, nem de situações complicadas até ao momento", garantiu.
A Estrada Nacional 101 (EN101), que liga Mesão Frio a Amarante, atravessando grande parte do território de Baião, foi reaberta ao trânsito às 12 horas deste sábado, em ambos os sentidos, depois de ter estado encerrada devido ao agravamento das condições meteorológicas. "Neste momento, todas as estradas do concelho estão transitáveis. Continuamos a monitorizar a situação, embora não esteja prevista nova queda de neve nas próximas horas", acrescentou a presidente da Câmara.
Bombeiros espalham sal e limpam neve em Resende (Foto: Direitos reservados)
Montemuro, Cinfães (Foto: Direitos reservados)
A autarca deixou ainda um alerta à população. "Aproveitamos para alertar que a imagem bonita que a neve proporciona pode também implicar riscos significativos. A proteção civil recomenda especial cuidado e desaconselha deslocações às zonas de maior altitude apenas para observar a neve, pelo menos nas próximas horas", apelando ao cumprimento das recomendações das autoridades "para segurança de todos".
Nos concelhos da margem esquerda do Douro, Resende e Cinfães, as estradas que circundam e atravessam a serra de Montemuro permaneciam cortadas ao final da manhã deste sábado
