As zonas altas da região do Alto Minho acordaram esta terça-feira pintadas de branco devido à queda de neve. Freguesias de montanha como Castro Laboreiro e Lamas de Mouro, em Melgaço, e Gavieira, em Arcos de Valdevez, apresentam esta manhã paisagens típicas de inverno.
Corpo do artigo
Luís Matos, responsável da Proteção Civil Municipal de Melgaço, afirma que não foi registada qualquer ocorrência relacionada com o nevão, que afetou zonas “à cota de 900 a 1000 metros”. “Não houve estradas interrompidas e os transportes escolares, que normalmente é o que preocupa mais, saíram”, indicou, referindo que a população serrana de Melgaço já se vai habituando a este tipo de “nevões tardios”. “Há dois anos, caiu neve a 29 de abril”, indicou, assinalando a acentuada variação de temperaturas sentida em poucos dias. “Na última semana tivemos temperaturas de verão, perto dos 30 graus, e hoje temos as mínimas a rondar os 2 ou 3 graus”, comentou, referindo que, segundo as previsões, é provável que até quarta-feira ainda volte a nevar.
Em Castro Laboreiro, o proprietário de uma pastelaria local, Adílio Pereira, que anuncia todas as manhãs nas redes sociais, com fotografias e, por vezes, vídeos, a meteorologia aos seus seguidores, escreve: “A neve de abril devia ser águas mil. É o açúcar da Páscoa”.
Em Arcos de Valdevez, o autarca da freguesia de Cabana Maior, publicou na sua página de Facebook, fotografias e vídeos, da neve, e escreveu: “Paisagem rara em abril (…) 15 de abril de 2025. Sim, está a nevar. A magia da natureza revelou-se esta manhã com a serra coberta por um imenso manto de neve”.