Um ninho de vespas asiáticas foi retirado, esta quarta-feira, do topo de um edifício no centro de Barcelos. A operação obrigou a Polícia de Segurança Pública a cortar, temporariamente, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.
Corpo do artigo
Esta espécie invasora fez um ninho em plena zona urbana, ao contrário das habituais zonas florestais, e por ser uma ameaça na via pública, os serviços municipais procederam à eliminação do ninho.
Para isso, foi feita a inoculação do ninho através da aplicação de um químico não repelente, utilizando uma vara em carbono para lá chegar. O inseto, apesar de continuar a desenvolver a sua atividade frequentando normalmente o ninho, ao mesmo tempo está a ser contaminado e o vespeiro passa a inativo ao fim de quatro ou cinco dias.
A vespa asiática chegou a Portugal em 2011, ao que tudo indica, proveniente de um navio de carga. Até 2015, a praga ficou confinada aos distritos do Norte de Portugal, mas tem-se espalhado um pouco por todo o país, sendo já sido considerada uma praga invasora.